As atividades publicadas aqui foram pensadas para uso exclusivamente didático, sem nenhum objetivo comercial. Os direitos sobre os textos, imagens, vídeos e canções utilizados pertencem exclusivamente aos seus respectivos autores.

Quadro geral de conectores - uso habitual nos diferentes modos e tempos verbais.

Quadro geral de conectores - uso habitual nos diferentes modos e tempos verbais.

Grupo I
Grupo II

Grupo III

Grupo IV
Indicativo: - com todos os tempos
Subjuntivo: só com o presente e imperfeito
Indicativo: com o presente, pretérito perfeito e imperfeito .
Subjuntivo: com o imperfeito e futuro  
Subjuntivo:

a) com o imperfeito e futuro

b) com o presente e imperfeito.
porque, como, visto que, já que, mas, porém, no entanto, entretanto

Finalidade: para que, a fim de que,
Concessão: embora, mesmo que, ainda que, apesar de que,

Tempo: até que
antes que
Desejo: tomara que (uso só com o presente do subjuntivo) quem dera (uso só com o  imperfeito do subjuntivo
Dúvida: talvez
Tempo: quando,
enquanto, depois que, logo que, assim que
sempre que,
Proporção:
à medida que,

Condicionais a)se
b)caso,
a não ser que


Conectores uso com Indicativo e Subjuntivo


1.            Caso você tenha tempo, telefone para Carlos
Caso tivesse tempo, ligaria para Carlos.

2.       Se tenho dúvida, pergunto
Se tivesse dúvida perguntaria
Se tiver dúvida, vou perguntar/ perguntarei

3.       Assim que de La Rúa assumiu, aumentou os impostos.
Assim que ele assumir o cargo tentará aumentar os impostos.
Assim que chegava em casa ia direto para cozinha
Assim que chegou em casa contou o que tinha acontecido
Assim que chega em casa tira o paletó e a gravata.

4.       Tomara que a professora de português não me peça o exercício
Quando volto do trabalho sempre compro uma cervejinha para tomar em casa


Quando voltava do trabalho sempre comprava uma cervejinha para tomar em casa
Quando voltou do trabalho comprou uma cervejinha para tomar em casa
Quando chegar em casa mando/mandarei/vou mandar o e-mail para vocês.

5.        Estou economizando/economizo para que meus filhos possam viajar

Economizei para que meus filhos pudessem viajar


6.           É melhor você sair antes que eu perca a cabeça
Ainda bem que a gente saiu antes que ele perdesse a cabeça

7.           Eles vão aceitar/aceitarão o convite, a não ser que já tenham um outro compromisso
Ele aceitariam o convite se já não tivessem outro compromisso

8.           Embora esteja chovendo, ela vai para a praia.
Embora estivesse chovendo ela foi para praia

9.           Mesmo que ofereçam o dobro, não vou vender esse carro.
Já sei que eu disse que mesmo que me oferecessem o dobro eu não venderia o carro acontece que eu estava precisando da grana.

11.     Quem dera eu pudesse ir com vocês!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do Blog

Pesquisar este blog

Notícias