As atividades publicadas aqui foram pensadas para uso exclusivamente didático, sem nenhum objetivo comercial. Os direitos sobre os textos, imagens, vídeos e canções utilizados pertencem exclusivamente aos seus respectivos autores.

REGÊNCIA VERBAL

Referência: TD: Transitivo Direto
TI: Transitivo Indireto
TDI: Transitivo Direto e Indireto


AGRADAR:          Fazer carinho TD. Ele sempre agrada os seus filhos.
         Satisfazer TI. O trabalho não agradou ao chefe.

AGRADECER: TDI O dono do restaurante agradeceu a preferência aos clientes.

AMAR: TD Amamos você.

ASSISTIR: Assistir a presenciar
Assistir a / assistir alguém prestar ajuda

ATENDER: Pedidos TI
Recepcionar TD

AVISAR: TDI Avisamos a data aos participantes

CHEGAR: TI Cheguei tarde à festa.

PREFERIR: TDI Prefiro cinema a teatro.

PERDER (para): TD Grêmio perdeu para River.
                          TI

CONHECER: TD Ele conheceu o Brasil.

CONVIDAR: TD Ele convidou os amigos para a festa.

DESOBEDECER: TI Ele sempre desobedece a seus pais.
ENSINAR: TDI Alguma coisa a alguém ou alguém a fazer alguma coisa.

ESQUECER: Eu esqueci o material TD
Eu me esqueci dos documentos (esquecer-se de) TI

IMPEDIR: TDI Ele impediu o filho de ir ao cinema.

INFORMAR: TDI Alguma coisa a alguém ou alguém de alguma coisa.

IR: TI Vou à praia.

LEMBRAR: Não lembro o seu nome TD
Não me lembro de seu nome TI
Ele lembrou a data da prova aos seus alunos TDI
Seu rosto lembra meu pai TD

OBRIGAR: TDI Ele obrigou o filho a fazer a cama.

PERDOAR: TDI Eu perdoei as dívidas aos devedores.

PROIBIR: TDI Proibiu aos empregados de fumar.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do Blog

Pesquisar este blog

Notícias