As atividades publicadas aqui foram pensadas para uso exclusivamente didático, sem nenhum objetivo comercial. Os direitos sobre os textos, imagens, vídeos e canções utilizados pertencem exclusivamente aos seus respectivos autores.
Fui eu que fiz ou Fui eu quem fez?
Indubitavelmente, estamos diante de um questionamento acerca da concordância verbal de ampla recorrência, não é verdade?
Mesmo que esse assunto (concordância) pareça um tanto complicado, não façamos dele um entrave, pois somente um pouco de atenção... e tudo estará resolvido e, sobretudo, apreendido. Vamos então a algumas elucidações pertinentes a esse caso.
Mediante ao enunciado abaixo, analisemos:
Fui eu que fiz o trabalho.
Nesse caso, temos que o pronome relativo “que” se caracteriza como sujeito da oração, logo não há possibilidade de o verbo concordar com ele. Assim sendo, o verbo é remetido ao antecedente do pronome, que, no caso, é representado pelo pronome pessoal “eu” e com ele concorda em número (singular/plural) e em pessoa (1ª/2ª/3ª). Portanto, “eu fiz”. Atemo-nos a outros exemplos:
Foi ele que te ajudou a resolver o problema.
Fui eu que te conduzi à sala de espera.
Vejamos, pois, esse outro exemplo:
Fui eu quem trouxe a encomenda.
Nessa ocorrência, temos que o sujeito agora é representado pelo pronome “quem”. Assim sendo, o verbo deverá permanecer na terceira pessoa do singular. É o que nos demonstram outros exemplos, manifestados por:
Fomos nós quem convidou você para a reunião.
São eles quem irá presidir a palestra.
Fui eu quem recitou o poema durante a aula.
Fui eu quem fez a pesquisa, semelhante ao último exemplo, também está correto.
Frente a tais pressupostos, desvendamos a evidente indagação.
http://www.portugues.com.br/gramatica/fui-eu-que-fiz-ou-fui-eu-quem-fez.html#
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.